Cidade do México: o Centro Histórico e a Família Díaz revigorados

Cidade do México: o Centro Histórico e a Família Díaz revigorados

Metrobús improves quality of life for passengers by reducing travel times and improving safety.

Flickr Set: 

O Centro Histórico da Cidade do México é um misto de restaurantes, lojas e multidões, em meio a arquitetura de estilo europeu e ruas de pedra tomadas por pedestres. Patrimônio Mundial da UNESCO e um destino adorado por moradores e turistas, o Centro Histório é o coração da Cidade do México.

Salomón Díaz mudou-se para o Centro Histórico quando tinha 15 anos de idade. Hoje, aos 86, ele segue no comando na loja de esportes, aberta na década de 1950, a Deportes Díaz. Ele conta com a ajuda do neto Isaac Díaz Hernández e de outros familiares. Isaac, 19 anos, é estudante de Direito na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e um dos 33 netos de Salomón.

Os altos custos com aluguel obrigaram a família Díaz a se mudar do Centro Histórico há cerca de 30 anos. Hoje, vivem numa área suburbana ao leste da Cidade do México chamada de Ciudad Nezahualcóyotl. Enquanto a família possui um caminhão para carregar os artigos da loja, Isaac gerencia seu deslocamento de forma independente entre casa, trabalho e agora universidade. Ele é um dos 50 mil habitantes da Cidade do México que se tornaram usuários diários da Linha 4 do Metrobús, o sistema BRT (Bus Rapid Transit) da cidade, desde a inauguração em 2012.

“Utilizo a Linha 4 do Metrobús pelo menos duas vezes ao dia, todos os dias – para ir do trabalho à universidade e para visitar amigos e colegas. O Metrobús me larga bem em frente à entrada da Escola de Direito e Instituto de Pesquisa Jurídica da UNAM”. Isaac conta que a Linha 4 tornou a viagem ao Centro Histórico muito mais fácil, por integrar os ônibus ao sistema de metrô da cidade, e que os impactos para o Centro Histórico têm sido muito benéficos.

"Esta linha do Metrobús melhorou a paisagem do Centro Histórico. Ela facilita a segurança dos pedestres porque as calçadas estão mais largas e bem iluminadas. É mais seguro caminhar à noite por aqui. Outra melhoria veio para o comércio, pois as pessoas podem andar com calma, entrar nas lojas e fazer as compras."

"Há mais pessoas visitando e consumindo aqui, pessoas que antes não eram encorajadas a vir para esta parte da cidade. Isso foi um grande benefício."

Salomón concorda com Isaac. “Sempre gostei da ideia de implanter o Metrobús aqui”, diz. Ele explica que há muitos anos os ônibus costumavam passar pelo Centro Histórico, o que se correlaciona com a prosperidade entre os negócios locais como o dele. Quando os ônibus foram interrompidos, menos pessoas apareciam para comprar. Quando a Linha 4 começou a operar, no entanto, os clientes voltaram às lojas com força total.

“As pessoas circulam com mais segurança agora. As calçadas estão mais largas e limpas, e as ruas estão ordenadas. O Metrobús para em várias estações pelo centro, o que ajuda os clientes a transportarem suas compras, beneficiando o comércio local. Então quando eu soube que o Metrobús vinha para cá, fiquei bem feliz”.

O impacto positivo da Linha 4 também se estende à melhoria da qualidade de vida dos passageiros ao reduzir o tempo de viagem e aumentar a segurança numa opção de transporte público vital na Cidade do México.

A EMBARQ México tem trabalhado diligentemente para melhorar infraestrutura, projeto e operações do Metrobús através do “Safety First” (Segurança em Primeiro Lugar), uma campanha abrangente de gerenciamento em segurança viária para sistemas BRT que é possível graças ao Programa FedEx-EMBARQ de Mobilidade e Acessibilidade (FedEx-EMBARQ Mobility and Accessibility Program – MAP). Após conduzir auditorias de segurança viária nas Linhas 2, 3 e 4 do Metrobús, o Safety First é uma iniciativa para melhorar a segurança no trânsito por todo o México. O esforço está gerando melhorias tangíveis para residentes urbanos como Isaac.

Comparados aos ônibus “velhos, desconfortáveis, poluentes e inseguros” de anos passados, Isaac afirma que os ônibus do Metrobús são confiáveis e confortáveis.

"Com o Metrobús, viajamos com mais calma porque sabemos que vamos chegar em segurança e na hora no destino."

"Os ônibus são novos e limpos, e as estações têm vigilância - parecem mais seguras. A Linha 4 melhorou o transporte público no Centro Histórico ao conectar os ônibus com outros sistemas de transporte. Você pode chegar ou deixar esta área em menos tempo. Eu, por exemplo, economizo de 35 a 40 minutos na minha ida para a universidade. Isso melhora a minha qualidade de vida porque tenho mais tempo pra estudar e ajudar nos negócios da família”.

Com mais tempo para aproveitar a vida e desenvolver um negócio familiar mais forte, a história da família Díaz enaltece o quanto pode ser ganho com a implementação de sistemas de transporte sustentável.

Idiomas